Uma nova
maneira de pensar
o pensar bilíngue!

MISSÃO EDUCATIVA E FUNÇÃO POLÍTICO SOCIAL
CONTRIBUIR para construção de uma política bilíngue DE QUALIDADE, por meio de ações inovadoras que estimulem as crianças de 02 à 10 anos a se tornarem protagonistas sociais fundamentados em valores intelectuais, morais e humanos. Dessa forma o programa bilíngue Atual School tem como objetivo não são desenvolver a prática da segunda língua mas a criatividade, inovação, compaixão e responsabilidade social.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS
O Programa Bilíngue Atual School – Em concordância com a Resolução CNE/CEB n° 04 de 13 de julho de 2010 adota como princípios norteadores para a Educação Básica, os seguintes elementos essenciais:

* Igualdade de condições para formação de todos os educandos;
* Liberdade e criatividade no processo de ensino aprendizagem, na pesquisa e divulgação cultural, no pensamento, na arte e no saber;
* Respeito à liberdade, criatividade e aos direitos humanos;
* Liberdade no pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
* Assegurar recursos físicos e humanos com padrão de qualidade de acordo com os princípios que cada escola adota;
* Valorização da experiência extraescolar e das trocas entre professores de áreas diferentes;
* Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

OBJETIVOS DO ENSINO BILÍNGUE

Com base nos princípios do Programa Bilíngue Atual School e na missão em contribuir com uma educação de qualidade, do nível II ao 5º ano do Fundamental I buscamos:

  • Uma comunicação eficiente com o mundo e conexões entre os países que falam a Língua Inglesa.
  • O crescimento do indivíduo na segunda língua ampliando o seu universo cultural através de experiências significativas.
  • A valorização das raízes culturais do aluno que proporciona uma troca eficaz no processo de aprendizagem.
  • A formação de indivíduos com habilidade e fluência na Língua Inglesa.
  • Aperfeiçoar a compreensão de língua, cultura e a integração entre elas.
  • Trabalhar o sociointeracionismo incentivando o aluno a reconhecer sua língua materna como um sistema particular porém estando em contato com vários outros. 
  • Reconhecer e trabalhar o processo de aprendizagem da língua sendo entendida como uma língua franca.
  • Trabalhar os eixos de oralidade, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão cultural e experiências cotidianas sociais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Seguindo as perspectivas teóricas da BNCC e dos pilares da UNESCO, o Programa Bilíngue Atual School – Consciente da formação integral dos educandos, sendo comprometido com a apropriação do conhecimento, com a sociedade democrática, a solidariedade e a criatividade, busca também oferecer uma educação de excelência com compromisso social, desenvolvendo habilidades e competências, sustentadas pela ética de valorização do ser humano e da cidadania para contribuir no processo de aprendizagem da Língua Inglesa.

Pensadores e filósofos da linguagem mostram, nesta perspectiva, que é muito importante estudar as relações as quais se constituem entre os sujeitos no momento em que falam do que simplesmente estabelecer classificações e denominar os tipos de sentenças. Para Krashen (apud Schutz, 2002) se além do interesse intelectual, houver envolvimento no plano psicológico e afetivo, a aquisição da segunda língua será surpreendente. A escola infantil é um excelente cenário para esse aprendizado facilitado, pois crianças costumam criar laços afetivos com suas professoras mostrando uma maior abertura para o letramento bilíngue. Genesee, Paradis e Crago (2004) colocam que a criança que desde pequena é exposta a uma segunda língua, aprende a “arriscar”, sem medo de errar.

A utilização de uma nova língua torna-se natural e, aos poucos, da compreensão pura e simples ela passa para a utilização dos vocabulários e, quando menos se espera, forma frases completas. Nosso modelo de ensino bilíngue tem como base os pressupostos de autores como Ofélia Garcia e María Guzmán trabalhando a língua estrangeira e suas habilidades chamando-a de “imersão” onde o aluno seria cultural e linguisticamente imerso na segunda língua, porém, trazendo elementos e raízes da língua materna para que internalizem de forma intrínseca a segunda língua. Sendo trabalhada em sala a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) que aborda não só a comunicação como também as trocas de experiências, os fatores culturais e sociais do aluno e sua visão de mundo.

Desse modo, o aluno ao usar essa estrutura participará das aulas de língua inglesa, com um conhecimento prévio dos temas e situações propostas, acelerando o aprendizado, provando a facilidade da abordagem.  Sabemos, sem dúvida, que a aquisição ou o aprendizado de uma segunda língua pode ocorrer em qualquer idade, independentemente do período, ou faixa etária (válido para a língua-materna) e do período crítico sensitivo (válido para a língua-estrangeira), pois as aptidões, as oportunidades e as motivações para o aprendizado dessa língua são diferentes em cada momento. A aquisição de duas línguas que se tornaram [línguas] maternas, familiares e faladas espontaneamente pela criança pode ocorrer de forma informal (em um ambiente familiar) e/ou formalmente (quando a criança está imersa em uma escola de educação bilíngue). Por isso, ofertamos o projeto de forma integral e dentro da grade curricular das escolas que adotam o programa a partir do nível II seguindo até o 5º ano do Ensino Fundamental  para obtermos um resultado sólido e eficaz no final do contexto.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICO  E AVALIAÇÕES

1. PROCESSO DE AVALIAÇÃO  DO PROGRAMA ATUAL SCHOOL    INFANTIL/FUNDAMETAL I

O programa Atual School reterá o aluno que não atingir 7,0 pontos na média final, sendo avaliado semestralmente. Caso o aluno seja retido, repetirá a série e avançará no ensino regular normalmente. O cálculo da média segue os padrões da instituição que adota o sistema. Caso a média da escola seja menor ou maior da que o programa estipula, agiremos em consonância com as respectivas regras escolares. 

A cada semestre, o aluno fará em média três avaliações. Uma prova escrita com reading, writing, listening e grammar, uma avaliação oral e um projeto em sala que pode ser individual ou em grupo;  planejada pelo professor previamente. Todas as atividades  valerão dez pontos, totalizando com média sete. As avaliações serão somadas e divididas por três e passará o aluno que atingir média superior a 7,0 no final do ano.

No Ensino Infantil sugerimos a entrega de relatórios semestrais, conforme as normas da escola norteadora do programa para que os pais tenham ciência de seus avanços. Para os alunos do Ensino Fundamental I, sugerimos o ‘Report Card’  à partir do 1º ano do Fundamental I  relatando o desenvolvimento dos alunos.  Os relatórios de desempenho linguístico e Report Cards são entregues semestralmente aos pais.

1.2 – RECUPERAÇÃO ATUAL SCHOOL

O aluno que não atingir nota anual 7,0 ou a média estipulada pela escola adotada, passará por uma etapa de recuperação, no mesmo período em que o regular também propõe aulas e novas provas. O conteúdo é selecionado pelo professor com base no que foi visto durante o ano,  para que recupere o conhecimento não aprendido, com isso, poderá fazer uma avaliação de recuperação com cálculo e média de recuperação também iguais ao do ensino regular. Para as turmas do Infantil não  temos atividades de recuperação por acreditarmos que o processo de desenvolvimento é intrínseco para cada um e requer tempo.

INVESTIMENTO

O programa é adotado integralmente pela escola e funciona durante todo o ano do primeiro dia de aula ao último. O investimento corresponde em um percentual  favorável aos pais diante  do valor da mensalidade escolar. E o material anual do aluno é  adquirido na própria escola. 

PROCESSOS EDUCATIVOS POR SÉRIE

SÉRIE

ROTINA

NÍVEL II

NÍVEL III

NÍVEL IV

NÍVEL V

  • Abertura da aula/Opening class
  • Roda/Circle

Música/Song/Jogo/Playtime

  • Vocabulário/Vocabulary
  • Audio
  • Todos juntos/All together time
  • Atividades da mesa/Table time 
  • Cada final de unidade: Projeto/End of each unit: Project time

ENSINO INFANTIL (NÍVEL II – NÍVEL V)

SÉRIE

ROTINA

1º ANO

2º ANO

3º ANO

4º ANO

5º ANO

  • Abertura da aula/Opening class
  • Aprendizagem por experiência/Experiences
  • Vocabulário/Vocabulary
  • Leitura/Reading
  • Fonética/Phonics
  • Escrita/Writing
  • Atividades em grupo/All together time x Pair work
  • Projeto/ Project time

FUNDAMENTAL I

REFERÊNCIAS

BAKER, Colin.  Foudations of bilingual education and bilingualism. 2. ed.

Clevedon: Multilingual Matters, 1996. 

BASSEDAS, Eulália, HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BROWN, H. Douglas. Principles of language learning and teaching. 3. ed.

New Jersey: Prentice Hall Regents, 1994.

CAZABÓN, M., NICOLADIS, E. & LAMBERT, W. E. Becoming bilingual in the Amigos two-way immersion program. CREDE Report 3. 1999. Retirado da web: www.cal.org/crede/pubs/research/rr3.htm no dia 25/05/07 às 10:35 .

GARCIA, Ofélia; Boun, Sovichetch & Wayne E. Wright. The Handbook of Bilingual and Multilingual Education. Wiley Blackwell, 2015.

GENESEE, Fred; PARADIS, Johanne & CRAGO, Martha.  Dual language development and disorders:  a handbook on bilingualism and second language learning. Baltimore: Paul H. Brookes Publishing Co, 2004.

_______.  Learning in two languages: Studies of immersion in bilingualeducation. Cambridge, MA: Newbury House. 1987

AS Team!

01

THIAGO
GARCIA

Um homem que
sonha com um mundo melhor.
CEO e idealizador do programa AS.
02

LUCIANA
LUCENA

Coordenadora e empreendedora de sonhos bilíngues.

03

LORENA MOURA
E LUCAS PASSOS

Dupla de criação de conteúdo, mkt digital e brand manager AS.
A Atual School é um programa bilíngue comprometido com a qualidade de suas práticas por meio de ações inovadoras, promovendo a aprendizagem da segunda língua com criatividade, inovação, compaixão e responsabilidade social. Somos motivados pela capacidade de guiarmos nossos alunos, a serem protagonistas sociais com valores intelectuais, morais e humanos.Trabalhamos juntamente com nossos professores o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, por entendermos que o processo de aprendizagem acontece de forma expressiva e natural. Nós acreditamos em um mundo bilíngue!
ATUALSCHOOL@GMAIL.COM    | (84) 98758-7910
Copyright ©2020 atual school